???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10250
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições das diferentes propostas de alfabetização para a ação pedagógica na escola pública
Título(s) alternativo(s): Contributions of different proposals literacy for pedagogical action in public school
Autor: Lima, Vanessa Bispo 
Primeiro orientador: Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre as diferentes propostas de alfabetização e suas contribuições para com a ação pedagógica desenvolvida em sala de aula pelo professor alfabetizador. O objetivo é investigar a constituição de diferentes propostas de alfabetização e a forma de apropriação pelos professores alfabetizadores de escola pública. Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho foi desenvolvido segundo a metodologia da perspectiva não diretiva da pesquisa qualitativa. A pesquisa analisa como o conhecimento sobre as propostas de alfabetização ajuda o professor a embasar sua prática. Tendo em vista a atual conjuntura dos métodos de alfabetização na educação, construída sobre inúmeros confrontos científicos, criou-se a ideia de soluções mágicas, como se este ou aquele método fosse a resolução revolucionária que faltava à alfabetização. É neste contexto que se faz necessária uma análise das ideias trazidas pelos métodos de alfabetização, e como esses contribuem para a prática escolar do professor alfabetizador, apontando-nos para uma questão que vai muito mais além, exigindo uma postura epistemológica mais aberta, propensa a enxergar e a não aceitar dicotomias que dividem o campo entre o certo e o errado
Abstract: This document presents a study about the different proposals of literacy and their contributions to the pedagogical action developed in the classroom by literacy teachers. The aim is to investigate the different formations for literacy teachers on public schools. From a methodological point of view, the present work was developed according to the methodology of non-directive perspective of qualitative research. The research study looks at how knowledge about literacy proposals helps the teachers to practice it. The current situation of literacy methods in education, built from numerous scientific data created the idea of magic solutions, as if this or that method was the revolutionary solution that lacked on literacy. In this context, it's necessary an analysis of the ideas brought by literacy methods an d how this contribute to the school literacy teachers practice , showing us an issue that goes much further, demanding an open epistemological posture, to see, and not to accept dichotomies that divide the field between right and wrong
Palavras-chave: Metodologia de alfabetização
Práticas alfabetizadoras
Formação docente
Literacy methodology
Literacy teachers practices
Teacher training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Lima, Vanessa Bispo. Contributions of different proposals literacy for pedagogical action in public school. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10250
Data de defesa: 24-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Bispo Lima.pdf693,28 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.