???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241
Tipo do documento: Dissertação
Título: História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
Autor: Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da 
Primeiro orientador: Carlini, Alda Luiza
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino de História no ensino fundamental I, buscando caminhos para um ensino-aprendizagem de História mais consistente. Foi desenvolvida como estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, em uma escola pública municipal de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. Participaram da pesquisa, como sujeitos, docentes que atuam na unidade escolar nos quintos anos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de História e análise das avaliações construídas pelas professoras. A análise e organização das informações coletadas forneceu o diagnóstico para a construção do processo de formação continuada, que tem o intuito de oportunizar momentos de reflexão às professoras, no sentido da revisão do conhecimento histórico que acumularam ao longo de seu processo de formação, auxiliando assim na (re)elaboração de suas práticas pedagógicas no tocante ao ensino de História
Abstract: This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teaching
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino Fundamental I
Formação continuada
History teaching
Elementary school
Continuos education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241
Data de defesa: 16-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.