???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10240
Tipo do documento: Dissertação
Título: Matriz de avaliação docente: proposta norteadora para a construção de um processo avaliativo em uma instituição de educação básica
Autor: Camargo, Solange de Lourdes Frasca
Primeiro orientador: Gimenes, Nelson Antonio Simão
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de matriz de referência que subsidie a organização e o desenvolvimento de um processo de avaliação docente em uma instituição de educação básica privada de São Paulo. Para tal, partiu-se tanto de referências teóricos do campo da avaliação educacional como daqueles referentes aos aspectos específicos da docência. A matriz de referência apresenta relações entre variáveis de naturezas distintas, mas associadas especificamente ao que tange o desenvolvimento do professor. Ela está estruturada em eixos, dimensões e descritores. Os eixos e dimensões se referem à constituição da identidade docente, à sua formação e prática, sendo denominados de ontológico, epistemológico e praxiológico respectivamente. Os descritores, em consonância com cada um dos eixos/dimensões, procuraram sintetizar elementos considerados centrais da docência e que devem ser priorizados no momento da construção dos instrumentos de avaliação a ser desenvolvidos. Por fim, são apresentados instrumentos avaliativos que podem ser utilizados para a avaliação docente partindo dos referenciais que a matriz propõe
Abstract: This study aimed at elaborating a proposal for a reference matrix that assists the organization and the development of a teacher evaluation process in one private institution of primary education in São Paulo. In order to achieve this goal, the study started with theoretical frameworks both of the field of educational assessment and of specific aspects of teaching. The reference matrix presents relations between variables of distinct characteristics but specifically associated with the teacher development. It is structured in axes, dimensions and descriptors. The axes and dimensions refer to the teacher s identity formation, their training and practice, which are called ontological, epistemological and praxeological respectively. The descriptors in line with each axis/dimensions sought to synthetize elements considered central in teaching and that must be prioritized at the moment of the construction of assessment tools to be developed. Finally, evaluation instruments that can be used for teacher evaluation through the references offered by the proposed matrix are presented
Palavras-chave: Avaliação docente
Educação básica
Matriz de referência
Teacher assessment
Basic education
Reference matrix
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Camargo, Solange de Lourdes Frasca. Matriz de avaliação docente: proposta norteadora para a construção de um processo avaliativo em uma instituição de educação básica. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10240
Data de defesa: 2-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange de Lourdes Frasca Camargo.pdf662,75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.