REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/1023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Karine Settervall-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467431T4por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Arnaldo José França Mazzei-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:27Z-
dc.date.available2012-04-03-
dc.date.issued2012-03-08-
dc.identifier.citationMoraes, Karine Settervall. Tendências da administração no século XXI: parâmetros para um projeto pedagógico do curso de administração. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1023-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta um estudo sobre as tendências da Administração no século XXI e seus reflexos na elaboração de um Projeto Pedagógico de um curso de graduação em Administração. Visando oferecer uma formação relevante ao aluno de Administração, o estudo levanta quais são os marcos norteadores que surgem dos debates teóricos na década de 1990 e na primeira década do século XXI, ao apontar as tendências da administração no século XXI e suas implicações para o Ensino de Administração. Esta pesquisa bibliográfica encontra referência principalmente nos autores: Hamel, Breen, Prahalad, Drucker, Castells, Nogueira, Masetto, Fazenda e Pombo. Mediante o cenário obtido, pretende-se oferecer sugestões ao Projeto Pedagógico vigente do curso de graduação de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o objetivo de formar cidadãos competentes e preparados para os desafios e imprevistos do mundo organizacional globalizado e, ao mesmo tempo, oferecer uma consciência responsável pela melhoria da qualidade de vida tão exigida pela sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada, sob uma abordagem qualitativa, foi bibliográfica, documental e exploratória, verificando o alinhamento do Projeto Pedagógico às tendências da administração no século XXI e às orientações e exigências do Ministério da Educação para elaboração de um Projeto Pedagógico de um curso de administração, apontando possíveis gaps existentes e oferecendo sugestões a fim de manter o Projeto Político Pedagógico do curso de Administração da Faculdade de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atualizado e contextualizado às demandas no século XXIpt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study on the trends of Administration in the XXI century and its impact on the development of a pedagogical project of an undergraduate degree in Business Administration. In order to provide a relevant training to the student of Business Administration, this study surveys the landmarks which are guiding the theoretical debates that arise in the 1990s and first decade of this century, as it indicates the trends to management in the twenty-first century and their implications for education of Business Administration. This literature is mainly in reference to the following authors: Hamel, Breen, Prahalad, Drucker, Castells, Nogueira, Masetto, Fazenda and Pombo. Through the scenario we got, we aim at offering suggestions to the existing Educational Project of the Business Administration degree course at the Pontifical Catholic University of São Paulo, with the purpose of instructing citizens who are competent and prepared for the challenges and unforeseen organizational globalized world and at the same time providing an awareness responsible for improving the quality of life, as required by the society. The research methodology used in a qualitative approach was bibliographic, documental and exploratory, checking the alignment of the Educational Project towards the Administration trends in the twenty-first century and the guidelines and requirements of the Ministry of Education to the design of a pedagogical project, pointing to possible existing gaps and offering suggestions in order to keep the Pedagogical Project of Business Administration course at the Faculty of Economics, Business Administration, Accounting and Actuarial at Pontifical Catholic University of São Paulo updated and contextualized in the twenty-first century demandsen_US
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2177/Karine%20Settervall%20Moraes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectAdministração no século XXIpor
dc.subjectCurso de graduação em Administraçãopor
dc.subjectPedagogical projecteng
dc.subjectAdministration in the XXI centuryeng
dc.subjectThe undergraduate Administrationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleTendências da administração no século XXI: parâmetros para um projeto pedagógico do curso de administraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karine Settervall Moraes.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.