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Tipo do documento: Tese
Título: A revisão curricular do curso de licenciatura em história da Universidade Federal do Acre (1996-2005): relações de poder e resistência
Título(s) alternativo(s): Curriculum review of the teaching degree course on History of the Federal University of Acre (1996-2005): relations of power and resistance
Autor: Machado, Tânia Mara Rezende 
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Este trabalho tem por escopo a análise da reforma curricular do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (Ufac), que se processou no período de 1996 a 2005. Para a consecução desse objetivo, prioriza o exame das normatizações e prescrições curriculares oficiais do Ministério da Educação (MEC) direcionadas à organização de cursos de formação inicial de professores no Brasil. O estudo ampara-se na revisão bibliográfica, em fontes como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em curso de nível superior de 2000, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em História de 2001 e em documentos internos à Ufac. Intenta, como foco central, identificar como os membros do Colegiado do Curso à época assumiram o protagonismo desse processo, e como se deram as relações de poder e resistência entre membros do grupo. A categoria de resistência é tratada do ponto de vista de Giroux (1983), que a caracteriza como ação humana intencional capaz de produzir emancipação; a categoria de poder, por sua vez, é analisada da perspectiva dos estudos de Apple (1989), para quem o poder consiste na forma como os homens, pautados em suas ações político-culturais, criam condições de oposição ao controle sobre seus trabalhos. Esta investigação pretende contribuir para a reflexão sobre as proposições advindas do MEC e sobre o modo como foram acolhidas na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Ufac, indicando conquistas e retrocessos trazidos para a formação de professores de História no Acre
Abstract: This work is focused on the analysis of the curriculum reform of the Teaching Degree Course on History of the Federal University of Acre (Ufac) which took place from 1996 to 2005. To accomplish this objective, it prioritizes the review of curriculum official normalization and prescriptions from Ministério da Educação (MEC) (Brazilian Ministry of Education) directed to the organization of bachelor degree courses to teachers in Brazil. This study is based on the bibliography review, sources such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Law of Directives and Principles of the Brazilian National Education), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Brazilian National Curriculum Directives for the Graduation Degree of Basic Education Teachers), bachelor course as of 2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em História (Brazilian National Curriculum Directives for the Graduation Course on History) as of 2001 and Ufac internal documentation. It aims at, as a central focus point, identifying how the members of the Academic Course at that time took over the leading role of the process and how power and resistance relations developed among the members of the group. The resistance category is handled from Giroux (1983) point of view which defines it as an intentional human action capable of producing emancipation; on the other hand, the power category is analyzed from the perspective of Apple (1989) studies to whom power consists of how men, based on their cultural and politic actions, create opposite conditions to the control over their works. This investigation intends to contribute to think over the propositions coming from MEC and how they were accepted in the preparation of the Pedagogical Project of the History Teaching Degree Course of Ufac indicating achievements and regressions brought to History teachers graduation in Acre
Palavras-chave: Revisão curricular
Licenciatura
Licenciatura em história
Poder
Resistência
Curriculum review
Teaching degree
History teaching degree
Power
Resistance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Machado, Tânia Mara Rezende. Curriculum review of the teaching degree course on History of the Federal University of Acre (1996-2005): relations of power and resistance. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10232
Data de defesa: 30-Jun-2010
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