REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Da teoria à prática: os saberes das professoras de crianças de zero a três anos
Autor(es): Sarti, Hilda Lucia Cerminaro
Primeiro Orientador: Campos, Maria Malta
Resumo: Este trabalho analisa os saberes das professoras de crianças de zero a três anos, objetivando apreender os fundamentos de sua prática cotidiana, no contexto de uma instituição municipal de educação infantil da cidade de São Paulo. O estudo, caracterizado como pesquisa-ação, utilizou registros de observação da rotina diária de quatro professoras, atuando em três grupos de crianças em quatro momentos: histórias, alimentação, brincadeiras e contato com as famílias. Os registros filmados eram então comentados por elas em entrevistas individuais e em dupla, visando captar suas interpretações sobre as cenas e suas explicações sobre as diversas fontes de conhecimentos e experiências que fundamentaram as práticas observadas. Os diversos tipos de saberes evidenciaram-se pelas adaptações, transformações e associações da teoria com a prática, a partir de um filtro pessoal, de acordo com as situações concretas do trabalho, tendo como pano de fundo sua trajetória profissional e pessoal. Os saberes das professoras são construídos, ao longo do tempo, a partir de suas histórias de vida, suas lembranças de infância, experiências inclusive como mães, leituras, cursos, gostos, convivência e observação de outros profissionais, conhecimento da criança, contato com as famílias, reflexão na e sobre a prática, disponibilidade para ouvir e perceber as necessidades e ritmo da criança, além da formação acadêmica. Tal processo é atravessado pela complexidade e emergência de situações no cotidiano, que implicam a mobilização de saberes, para atender adequadamente à criança. A pesquisa conclui que toda política pública de formação, para ter êxito e contribuir para a melhoria da educação da criança pequena, deve ser baseada no conhecimento dos espaços de trabalho das professoras, seus pensamentos, falas, necessidades e expectativas, valorizando-as profissionalmente, estimulando seu protagonismo e buscando compreender os modos como transformam seus conhecimentos na prática cotidiana, nas relações com as crianças, com seus pares e com as famílias
Abstract: This work analyzes the knowledge of teachers of children aged zero to three, examining their daily practices basis, in the context of a municipal early childhood education center in the city of São Paulo. The study was a research-action: it used observation video registers of four teachers daily routines, working with three groups of children, at four moments: stories telling, feeding, playing and contact with the families. The filmed registers were then commented by them, in individual interviews and in pairs, with the aim of getting their interpretations about the scenes and their explanations about the several sources of knowledge and experiences that based the observed practices. The several types of knowledge were perceived as adaptations, transformations and associations of theory with practice, using personal filters, in accordance with the concrete situations in the work place, having as background their professional and personal trajectory. The knowledge of the teachers are built, over time, from their life stories, their childhood memories, experiences including those as mothers, readings, courses, tastes, getting along together and observation of other professionals, knowledge of the child, contact with the families, reflections on and about the practice, availability to hear and to perceive children s needs and rhythms, in addition to the academic training. Such process is crossed by the complexity and emergence of day to day situations, when such knowledges are mobilized in order to adequately work with the child. The research concludes that, to be successful and to contribute to the improvement of small children s education, all public training policy must be based on the knowledge of the teachers work place, on their thoughts, speeches, needs and expectations, acknowledging their professional value, stimulating their protagonism as social actors and looking for ways to understand how they transform their knowledge in day to day practices, with children, their peers and families
Palavras-chave: Saberes docentes
Educação infantil
Creche
Formação de professores
Prática pedagógica
Teacher knowledge
Early childhood education and care
Teacher training
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Sarti, Hilda Lucia Cerminaro. Da teoria à prática: os saberes das professoras de crianças de zero a três anos. 2010. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10228
Data do documento: 21-Jun-2010
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