???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10213
Tipo do documento: Tese
Título: A formação de professores a partir de suas narrativas de história de vida: estudo de uma experiência em Belém do Pará
Autor: Hage, Maria do Socorro Castro 
Primeiro orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: Este estudo propõe-se a investigar a formação/atuação dos professores egressos do Curso de Formação de Professores da Universidade do Estado do Pará UEPA. O interesse em pesquisar esta temática surge da necessidade de analisar criticamente o processo de formação, que se desenvolveu no interior do curso, em confronto com as ações educativas efetivadas por esses profissionais em seu campo de trabalho. A partir da interpretação das práticas educativas dos professores egressos do referido curso, e tomando como material de análise as narrativas de história de vida profissional e pessoal dos sujeitos investigados, objetivo identificar indicadores que possibilitem uma reflexão contextualizada sobre as temáticas da formação e atuação de professores, nos vários espaços em que desenvolve suas atividades profissionais. Elejo como categorias de análises de minha pesquisa de campo, dois aspectos considerados de bastante relevância no contexto do Curso de Formação de Professores: a formação do professor pesquisador e a relação entre teoria e prática nas ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores oriundos deste Curso. Utilizo também, como subsídio para minhas reflexões, a pesquisa documental, tendo como base principal para este processo o Projeto Pedagógico do Curso, desde sua implantação até a sua extinção. Como ex-aluna e ex-docente do Curso, tenho observado e me inquietado com o processo de formação dos estudantes, uma vez que esse processo apresenta-se, em grande medida, distanciado das ações pedagógicas que se efetivam no cotidiano da sala de aula. Essa problemática tem me levado a refletir sobre as situações de formação que são propiciadas aos docentes nas instituições de ensino superior em nosso país e seus desdobramentos nos processos formativos, que se concretizam na experiência educacional da Universidade do Estado do Pará. Assim, com base nas referências teóricas e nas narrativas de história de vida dos sujeitos da pesquisa, busco fazer uma análise crítica e contextualizada de todo esse processo
Abstract: This study proposes to investigate graduated teachers training / performance from the Training Course for Teachers of the State University of Pará - UEPA. The interest in researching this subject arises from the need to critically analyze the training process that had been developed within the ongoing confrontation with the educational activities accomplished by these professionals in its field of work. From the interpretation of the educational practices of graduated teachers from that course and taking material for the analysis from the historic narrative of personal and professional life of the subjects investigated, I intend to identify indicators that would facilitate a contextualized reflection on issues of training and performance of teachers, in many places where they develop their professional activities. I choose as categories of analysis of my field research, two aspects considered as an ample relevance in the context of this Training Course for Teachers: The teacher researcher s training and the theory and practice in educational activities developed by teachers from this course. I use also as support for my reflections, the documental research, with the main basis for this process, the Pedagogic Project of this Course, from its creation to its extinction. As a former student and a former teacher of this Course, and have observed and have been curious with the process of training the students, as this process is presented, largely detached from pedagogical actions that take place daily in the classroom. This problem has led me to reflect on the training situations that are offered to teachers in higher education institutions in our country and its development in the training process that materialize in the educational experience at the State University of Pará. Thus, based on theoretical references and narratives of life history from the research`s subjects, I search to make a critical and contextualized analysis of this whole process
Palavras-chave: Formação de professores
História de vida
Professor pesquisador
Teoria e prática
Teachers training
Life history
Researching teacher
Theory and practice
Universidade do Estado do Para -- Centro de Ciencias Sociais e Educacao -- Curso de Pedagogia
Professores -- Formacao profissional -- Belem, PA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Hage, Maria do Socorro Castro. A formação de professores a partir de suas narrativas de história de vida: estudo de uma experiência em Belém do Pará. 2010. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10213
Data de defesa: 21-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria do Socorro Castro Hage.pdf20,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.