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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contratação de um empresa privada de ensino pela rede pública municipal de Poá-SP (gestão 2005-2008): a voz dos professores do ensino fundamental I
Autor: Mirandola, Claudia Barbosa Santana 
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Este trabalho é um relatório de uma pesquisa de mestrado do Programa Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares, realizada no município de Poá-SP. A partir de 2006, depois de contratar a Editora Sol Soft s e Livros Ltda., o município passou a receber um pacote didático pedagógico sob a denominação Sistema Objetivo Municipal de Ensino (SOME). A contratação inclui o fornecimento de material apostilado para os alunos, manual orientador e capacitação para os professores. Por meio dessa pesquisa quisemos compreender como foi o processo de contratação da empresa e como os professores deram significado à sua prática docente a partir dessa contratação. Nossa pesquisa partiu de uma análise documental baseada na leitura de leis e decretos que abordam o processo de municipalização do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo e dos documentos que fizeram parte do processo de concorrência pública para a contratação da empresa. Realizamos também, observações em reuniões pedagógicas e demos voz a vinte e uma professoras do Ensino Fundamental I por meio de aplicação de questionários. A pesquisa bibliográfica baseada em J. Gimeno Sacristán, Paulo Freire, Michael W. Apple, Henry Giroux e Lisete Arelaro contribuiu para a composição dos argumentos e para a análise dos instrumentos. Pudemos compreender como os professores, como autores diretos da prática pedagógica, lidam com uma proposta apostilada de ensino no cotidiano. Concluímos que o baixo número de alunos matriculados nas escolas da rede privada em relação ao número de alunos matriculados na rede pública municipal, a ausência de infraestrutura do município para assumir a responsabilidade do Ensino Fundamental e os recursos financeiros disponíveis tornaram a rede pública, alvo de mercado de empresas de produtos didáticos
Abstract: This work is the report of a master degree research in the Post- Graduate Program Education: Curriculum, of Public Policies and Curricular and Educational Reform research group, performed in the municipality of Poá - SP. After contracting the company Sol Soft s e Livros Ltda. in 2006, the municipal school system began to receive a didactic and pedagogical package named Sistema Objetivo Municipal de Ensino (SOME). The package contract included the supply of study material to the students as well as orientation manual and qualifying programs to the teachers. The aim of this research is to understand how the contract process of the company was and how teachers gave meaning to their practice after this process. The research started from a documental analysis based on the reading of laws and decrees that regulate the process of municipalization of basic education in the State of São Paulo and the documents related to the public selection process for contracting the company. There were also observation of pedagogical meetings and hearing of twenty one teachers of the first level of basic education through the use of questionnaires. The bibliographical research was based on J. Gimeno Sacristán, Paulo Freire, Michael W. Apple, Henry Giroux and Lisete Arelaro and has contributed to the constitution of hypotheses and instrumental analysis. It was possible to understand how teachers, as direct authors of their pedagogical practice, deal daily with teaching based on study guides. The conclusion is that the low number of students enrolled at private schools compared to those enrolled at the municipal public school network, the absence of infrastructure in the town which would enable full responsibility for basic education and the available financial resources are factors that contribute to turn the public school network into a target market for educational product companies
Palavras-chave: Currículo
Políticas públicas
Proposta apostilada de ensino
Prática docente
Curriculum
Public policies
Teaching based on study guides
Teacher s practice
Escolas publicas -- Organizacao e administracao -- Poa, SP
Ensino fundamental -- Poa, SP
Professores de ensino fundamental -- Poa, SP
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mirandola, Claudia Barbosa Santana. A contratação de um empresa privada de ensino pela rede pública municipal de Poá-SP (gestão 2005-2008): a voz dos professores do ensino fundamental I. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10206
Data de defesa: 11-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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