???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10185
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação permanente do professor de matemática na perspectiva freireana: um estudo de caso no Município de Diadema - SP
Título(s) alternativo(s): The permanent formation of professor of mathematics at freirean perspective: a case study in the municipality of Diadema - SP
Autor: Cavallaro Junior, João Domingos 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo pesquisar a contribuição da teoria freireana na formação e na prática dos professores de matemática, no Município de Diadema. Insere-se na pesquisa mais ampla da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP: A presença de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90. Aborda questões diretamente ligadas à formação do professor de matemática, nos dias de hoje, que encontra inúmeras dificuldades advindas de uma formação precária e tecnicista, herdada das décadas anteriores e que, atualmente, ainda traz resquícios, refletindo-se numa má compreensão do ensino da matemática; isso, conseqüentemente, causa influências dentro da sala de aula, gerando desinteresses por parte dos alunos, expressos nos baixos aproveitamentos. Assim, conhecendo-se a precariedade da formação desses professores, uma questão problematizadora central orienta essa pesquisa: como os referenciais freireanos podem contribuir para a formação e a prática dos professores de matemática, visando a superação de dificuldades encontradas no ensino dessa área do conhecimento, na direção de uma educação crítico-transformadora? Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de procedimentos: análise documental e pesquisa de campo, por meio de observação e realização de entrevistas
Abstract: This dissertation is intended to explore the freirian theory contribution in the math teacher s formation and practice at Diadema city. It s inserted in a wider research from Paulo Freire s chair on PUC/SP: The Paulo Freire s presence on Brazilian Education: education public systems analysis, since the 90th decade . It focuses on matters directly connected to the math teacher s formation nowadays, which faces innumerable difficulties from a precary and technicist formation, inherited from past decades and which today still carry rumps, reflecting in a bad comprehension of the math teaching; this consequently has influence in the classroom, creating lack of students interest, expressed by low progress. With that, knowing the teacher s formation precarity, one central problematization question guides this research: how freirian referential can contribute to teacher s math formation and practice, overlooking the overcoming of difficulties found in this subject teaching, in a direction of a critic-transforming education? This is a qualitative approach case study, based on the following procedures: documental analysis and field research, by means of observation and interviews
Palavras-chave: Formação permanente
Permanent formation
Mathematics teachers
Freire, Paulo -- 1921-1997
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cavallaro Junior, João Domingos. A formação permanente do professor de matemática na perspectiva freireana: um estudo de caso no Município de Diadema - SP. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10185
Data de defesa: 6-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Domingos Cavallaro Junior.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.