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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10181
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica e o ensino de educação física no cotidiano de duas escolas públicas estaduais do bairro Jardim Santo André: entre o texto oficial e o contexto vivido
Título(s) alternativo(s): The pedagogical practice and the teaching of physical education in the daily course of two public state schools the district of Jardim Santo André: between the official text and the dailycourse
Autor: Souza, Silvana Esmenia da Dalto de 
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Esta investigação teve como objetivo compreender a especificidade da prática pedagógica dos docentes de Educação Física que se constrói no cotidiano da escola pública, com o intuito de compará-las com propostas curriculares que orientam esse ensino, tanto em âmbito nacional (PCN, 1997) quanto em âmbito estadual (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Inicialmente por meio da pesquisa bibliográfica e da análise dos referidos documentos, identificamos que há nesses textos um consenso de que a prática pedagógica do docente de educação física, na escola, continua balizada pelo paradigma da aptidão física e esportiva. Esta afirmação tem sido apontada como o principal obstáculo no alcance de um ensino de melhor qualidade na Educação Física e tomado como ponto de partida para a elaboração de novas propostas pedagógicas (área de conhecimento) e de políticas públicas. No entanto, com base nos estudos de Caparroz (2005) e dados da pesquisa empírica verificamos que a prática pedagógica não se enquadra nessa perspectiva, e que os obstáculos apresentados são outros, uma vez que as próprias situações de ensino exigem uma renovação dos saberes que orientam essa ação. Para pesquisa de campo, selecionamos duas escolas estaduais localizadas no bairro Jardim Santo André, um dos bolsões de pobreza da cidade de São Paulo. Além das observações-participante nas escolas, realizamos durante o ano letivo de 2008: entrevistas semi-estruturadas, com seis docentes de Educação Física e questionário com duas turmas da 6ª série do ensino fundamental. A análise dos dados possibilitou-nos concluir que, embora os docentes tenham renovado suas concepções de ensino, o esporte é o conteúdo desenvolvido com mais frequência nas aulas em prejuízo a outros que também fazem parte da cultura corporal de movimento. Isto se explica pelas condições inadequadas de trabalho encontradas nas instituições escolares e pelas características sócio-econômicas dos educandos, que por não terem outros locais de acesso às práticas esportivas e de lazer, buscam ter essa oportunidade nas aulas de Educação Física. A comparação entre as propostas curriculares oficiais e o cotidiano dessas aulas revelou que existe um distanciamento entre eles, pois o conhecimento prescrito como ideal, em muitas situações de ensino e aprendizagem, se mostra inadequado ou de difícil alcance nos tempos e espaços da escola pública. Portanto, qualquer proposta que negligencie esse contexto tende a fracassar como possibilidade de mudança
Abstract: The purpose of this study is to understand the specificity of the pedagogical practice of the Physical Education teachers and instructors, the practice of which it is built in the daily course in a public school, for the purpose of comparing them to the educational curricula purposes, which guide this study., both in the national scope (PCN, 1997) and in the state one (Proposal Curricular do Estado de São Paulo, 2008). Firstly, by means of bibliographical reference and analysis of the mentioned documentation, it was identified that the consensus of the Physical Education teacher s pedagogical practice at school keeps designed by the paradigm of the physical and sports aptitude. This statement has been pointed as the main barrier for the reach of a better teaching quality in Physical Education and taken as a starting point for the elaboration of new pedagogical proposals (the knowledge area) and public policies. Nevertheless, based on Caparroz (2005) studies and on empiric databases, it was seen that the pedagogical practice doe not fit in that perspective, because the peculiar teaching situations demand renew of the knowledge, of which guides this action. As for the field search, two state schools were selected located in the district of Jardim Santo André, one of the poorest sites in the city of São Paulo. Besides the observational actions at school, in the year 2008, semi structured interviews were performed with six teachers from the Physical Education area and a questionnaire with two groups of the sixth degree of the elementary school. The data analysis led the conclusion that the Sport is mostly developed in class, although the teachers had renewed the teaching concept, by harming other ones which make part of the movement corporeal culture. It us explained by the inadequate work conditions found in the educational institutes and by the socio-economic characteristics of the educators, Who, in turn, by not having the adequate place to develop the sports and leisure activities, realize un the Physical Education classes thus type of desire. The comparison between the official proposals for this teaching and the daily course revealed a distance between the written knowledge taken as ideal and the one described to be developed in the space and time of the public school. Therefore, any curriculum proposal that neglects this context is bound to fail as a change possibility
Palavras-chave: Currículo
Educação física escolar
Escola pública
Curriculum
Physical education
Public school
Educacao fisica -- Estudo e ensino
Pratica de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Souza, Silvana Esmenia da Dalto de. The pedagogical practice and the teaching of physical education in the daily course of two public state schools the district of Jardim Santo André: between the official text and the dailycourse. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10181
Data de defesa: 6-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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