???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1017
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de caso: a empresa como órgao educacional e agente de mudancas através da adoção de um programa de alfabetização de adultos
Autor: Flório, Silvio Luiz de
Primeiro orientador: Cardoso, Onésimo de Oliveira
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a adoção de um programa de alfabetização de adultos por uma usina de açúcar e álcool da cidade de Ribeirão Preto. Com o objetivo de observar se a empresa funcionou como um órgão educacional e um agente de mudanças, selecionou-se uma amostra de 30 funcionários/participantes do programa, escolhidos aleatoriamente, conforme sua disponibilidade, para responder o questionário através de entrevista ao vivo pelo pesquisador. Assim como, aplicou-se um questionário específico no representante dos recursos humanos da empresa, afim de obtermos informações a respeito da empresa sobre o programa. Com o uso desses questionários realizou-se uma investigação, de caráter descritivo, sobre diversos aspectos referentes ao programa, em termos de motivos/necessidades, dificuldades, receptividade, percepção e resultados alcançados com o programa. Os resultados obtidos permitem concluir que a empresa com este tipo de ação, representou ser um órgão educacional e um agente de mudanças, visto que, do programa resultaram melhoras significativas nos indicadores de qualidade e produtividade da empresa, e no que diz respeito aos funcionários/participantes, através de melhorias funcionais e relatos, demonstraram-se satisfeitos com a sua participação e desenvolvimento causado pelo programa em sua vida pessoal e profissional
Abstract: This dissertation is a study of the adoption of on adult alphabetization program in a sugar and alcohol factory in Ribeirão Preto. Having as a goal to observe if the factory functioned as na educational organ and na agent able to cause changes, it was selected a sample of 30 employees/participants of the program, chosen at random, according to their availability, to answer a questionnaire in a live interview with the researcher. It was given a specific questionnaire to the human resouces representative in order to obtain some information about the factory and the program. A descriptive investigation was completed on several aspects referring to the program, such as, reasons, needs, difficulties, receptivity, perception and on the results obtained using the questionnaires. The final results allow one to conclude that the factory, adopting this kind of action, played the role of na educational organ and na agent able to provoke changes. The program caused meaningful improvements referring to the quality and productivity indices of the factory, and in relation to human resources, the emplyees/participants of the program reported to be satisfied with their participation and development, and specially with the functional improvements caused by the program which refined their personal and professional life
Palavras-chave: agroindústria canavieira
treinamento profissional
Ensino profissional
Indústria e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Flório, Silvio Luiz de. Estudo de caso: a empresa como órgao educacional e agente de mudancas através da adoção de um programa de alfabetização de adultos. 2000. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1017
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_56017.pdf409,13 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.