???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10163
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sentido da relação entre educador e educando na constituição de grupos interdisciplinares
Autor: D Albuquerque, Vanessa Marques 
Primeiro orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta pesquisa visa contribuir para a reflexão sobre o sentido da relação entre educador e educando na constituição de grupos interdisciplinares. Por isso, a confecção da dissertação pauta-se no resgate da vivência de educanda e educadora, em instituições de ensino privado, em permanente diálogo com as fundamentações teóricas que sustentam esse tema. A metodologia de investigação interdisciplinar sobre histórias de vida permitiu delinear o movimento das relações entre educador e educando, e os seus vestígios interligados aos princípios da Complexidade e da Interdisciplinaridade. Aborda também os bastidores das escolas particulares com o movimento da pósmodernidade, no âmbito dos condicionantes da velocidade, da superficialidade e da fragmentação, e amplia o olhar sobre essas mudanças no ambiente educacional como um período de transformações que engendra a construção de novos tempos e modos de se relacionar. Aprofunda ainda o diálogo entre o sentido da relação na constituição de grupos interdisciplinares com autores de referência, bem como os conceitos da atitude Eu e Tu e comunidade buberiana, a dialogicidade freireana, a parceria e o grupo interdisciplinar. Busca a atribuição de um sentido para as relações, por intermédio da escuta sensível das práticas em estreita ligação com os conceitos investigados. O trabalho aponta à abertura a diferentes diálogos e trocas intersubjetivas, não como uma teoria fechada, ao invés disso, o aprendizado na co-existência entre diferentes. Por isso requer a responsabilidade dos participantes no encontro educativo, na busca intencional de parcerias rumo a constituição de grupos interdisciplinares
Abstract: This research aims to contribute to the academic relfexion on the meaning of relationship between educator and pupil in the formation of interdisciplinary groups. Therefore, the elaboration of dissertation is oriented to rescue of the experience of pupil and educators, in institutions of private education, in permanent dialogue with the theoretical arguments that support this theme. The methodology of interdisciplinary research on life stories helped to shape the movement of the relationship between teacher and student, and their remains connected to the principles of Complexity and Interdisciplinarity. The research also addresses the "backstage" of private schools with the movement of postmodernity, within the constraints of speed, of superficiality and fragmentation, and enlarge the view on these changes in the educational environment as a period of transformation that engenders the construction of new times and ways to relate. The dissertation also deepens the dialogue between the direction of the relationship in the formation of interdisciplinary groups with the authors of reference, as well as the concepts of attitude I and You and buberian community, to talk Freirean, partnership and interdisciplinary group. It seek to give a sense to the relationship through the practice of sensitive listening closely to the concepts investigated. The work aims to open different dialogues and intersubjective exchanges, not as a closed theory, instead, the learning in the co-existence between differents. Therefore requires the responsibility of meeting participants in education, in search of intentional partnerships towards the creation of interdisciplinary groups
Palavras-chave: Grupos
Interdisciplinaridade
Relationship
Groups
Interdisciplinarity
Postmodernity
Complexity
Complexidade (Filosofia)
Interdisciplinaridade em educacao
Pos-modernismo
Professores e alunos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: D Albuquerque, Vanessa Marques. O sentido da relação entre educador e educando na constituição de grupos interdisciplinares. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10163
Data de defesa: 26-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Marques Dalbuquerque.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.