???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159
Tipo do documento: Dissertação
Título: Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
Autor: Garcia, Olgair Gomes
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolar
Palavras-chave: Escolas - Administração e organização
Professores - Formação profissional
organização escolar
prática docente
sala de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159
Data de defesa: 30-Mar-1995
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_32157.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.