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dc.creatorFreitas, José Cleber de-
dc.contributor.advisor1Saul, Ana Maria-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:34Z-
dc.date.available2004-10-26-
dc.date.issued1995-03-30-
dc.identifier.citationFreitas, José Cleber de. Exclusão escolar no brasil; tramas histórico-culturais e possibilidades de superação. 1995. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10153-
dc.description.resumoPropõe-se, com esta dissertação, o estudo do problema da exclusão escolar no Brasil. o enfoque se dá numa visão de a compreensão, no primeiro momento, de produzindo historicamente (diacronia) e, se operando no presente (sincronia). totalidade, buscando-se como a exclusão vem se no segundo, de como vem A partir das múltiplas relações internas e externas à instituição escolar, situando-a num contexto profundamente marcado pelas desigualdades e autoritarismo, busca-se apreender a exclusão escolar como um fato econômico-cultural, vinculado à exploração econômica e à dominação cultural das classes subalternas. O compreender crítico da exclusão desoculta contradições que possibilitam superar e transformar esta cultura escolar de excludências: negando a escola que está posta, pela resistência, construir-se um currículo, cujos conhecimentos e saberes escolares sejam definidos em bases e perspectivas culturais que interessem às classes subalternas; estabelecer-se novas relações na escola, cujo parâmetro seja o respeito e a valorização da cultura popular. Estes processos de transformação vinculam-se, essencialmente, ao de participação decis6ria. o construir desta escola popular e democrática não é um ato pOlítico solitário, mas uma dimensão de uma luta mais ampla e profunda: a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. A metodologia foi se definindo, com base em duas vertentes: a nossa história de vida na escola pública forneceu os dados de realidade, sobre os quais, fundamentados no estudo teórico de uma cuidadosa pesquisa bibliográfica, refletimos, analisamos e sistematizamos esta dissertação, articulando teoria e práticapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_32090.pdf: 3537405 bytes, checksum: aabd682eccc81016cadb6a8ee03e5cf0 (MD5) Previous issue date: 1995-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22220/tese_32090.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão escolar - Brasilpor
dc.subjectInstituições educacionais - Brasilpor
dc.subjectdesigualdades sociaispor
dc.subjectdominação culturalpor
dc.subjectescola popularpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExclusão escolar no brasil; tramas histórico-culturais e possibilidades de superaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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