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Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção de cidadania dos professores dos cursos de graduação tecnológica de uma universidade particular paulista
Autor: Santos, Márcia Regina Vainer 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A ênfase para uma formação-cidadã é tema de políticos, intelectuais e educadores. Esse grande movimento dirige todas as ações em projetos sociais como forma de equacionar as lacunas deixadas pelo poder público. Os longos períodos de negação da participação são justificados pela falta de preparo da população. O mesmo discurso, que enfatiza a liberdade e a cidadania, enfatiza a ,necessidade da educação para a liberdade, para a autonomia e, da mesma forma para a cidadania. Este trabalho busca, destarte, estudar a concepção de cidadania dos professores de Cursos de Graduação Tecnológica de uma Universidade particular paulista. A metodologia adotada para esse trabalho foi a de pesquisa qualitativa, em razão de que se propõe identificar questões subjetivas e captar o real significado que as pessoas lhes deram. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e os questionários semi-estruturados. Os resultados apontam para uma concepção de cidadania relacionada, predominantemente, a direitos e deveres do cidadão num sentido mais genérico, não apontando para a visão emancipadora de cidadania
Abstract: Emphasizing citizenship background is of politicians, intellectuals and educators concern. Said huge movement directs all the actions to be taken in social projects aiming at filling in the gaps the public power left open. The long periods of negative participation can be justified by the lack of education of the population. The same discourse that emphasizes freedom and citizenship is the one that emphasizes the need of education for freedom, autonomy and citizenship. Our paper aims at studying the notion of citizenship shared by professors, who teach Technological Undergraduation Courses, in a private university in São Paulo. Documental analysis and semi-structured questionnaires were the proceedings used. The results point towards a conception of citizenship predominantly related to citizens' rights and duties, in a more generic way, not indicating an emancipative view of citizenship
Palavras-chave: Professores universitarios
Cidadania
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Santos, Márcia Regina Vainer. A concepção de cidadania dos professores dos cursos de graduação tecnológica de uma universidade particular paulista. 2005. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10150
Data de defesa: 30-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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