???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10138
Tipo do documento: Dissertação
Título: Referenciais freireanos para o ensino da leitura: um estudo de caso no município de Diadema - São Paulo
Título(s) alternativo(s): Freirean referencial for reading taught: a case study on Diadema City São Paulo
Autor: Fantini, Elenir Aparecida
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de verificar e analisar a influência do pensamento de Paulo Freire no ensino da leitura na política educacional do Município de Diadema, São Paulo. Este trabalho integra uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenada pela Profa. Dra. Ana Maria Saul, realizada em território nacional para investigar A presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90. Especificamente, buscou-se, nesta pesquisa, investigar como os princípios freireanos são concretizados na formação e na prática de professores que trabalham com o ensino da leitura O referencial teórico que orientou a coleta e a análise dos dados desta pesquisa é constituído por princípios e conceitos integrantes da proposta educacional de Paulo Freire. Trata-se de um estudo de caso que se insere em uma abordagem qualitativa de pesquisa. No desenvolvimento da investigação, são utilizados os seguintes procedimentos para a coleta de evidências: análise de documentos, observação de campo e entrevista semi-estruturada. A análise dos resultados demonstrou que os pressupostos freireanos são norteadores do ensino da leitura na escola pesquisada. As observações e entrevistas permitiram concluir sobre a importância atribuída pelos educadores à leitura, na construção de uma escola na qual educadores valorizam a educação crítica e se dispõem ao diálogo
Abstract: This dissertation is intended to verify and analyze the influence of Paulo Freire thoughts in reading taught on the Diadema City, São Paulo, educational politics. This work integrates a wider research, developed by the Paulo Freire Chair on the Pontifical Catholic University of São Paulo, coordinated by Ana Maria Saul teacher, carried through the national territory to investigate The Paulo Freire presence on Brazilian Education: educational public system analysis, from the 90th decade. Specifically, this research is intended to investigate how the freirean principles materialize on the teachers, who teach reading, formation and practice. The theoretical referencial which has oriented this research data collection and analysis is constituted by principles and concepts which integrate the Paulo Freire educational proposal. It s treated as a case study inserted in a qualitative research methodology. For the investigation development, the following procedures are used for evidence collection: documents analysis, field observing and halfstructured interviews. The results analysis demonstrated that the freirean concepts are guidelines for reading taught on the researched school. It was able to conclude, from the observations and interviews, the importance that the educators put on reading, in a school building process in which educators value critic education and are available to dialogue
Palavras-chave: Ensino da leitura
Referenciais freireanos
Reading taught
Freirean referencial
Teachers formation
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Influencia
Leitura
Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fantini, Elenir Aparecida. Freirean referencial for reading taught: a case study on Diadema City São Paulo. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10138
Data de defesa: 26-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elenir Aparecida Fantini.pdf916,14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.