???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
Autor: Costa, Sandra Aparecida da
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é destacar as contribuições dos mapas conceituais e das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) como estratégias na construção de uma aprendizagem significativa. A intenção é procurar encaminhamentos para o desenvolvimento da escrita de nossos alunos numa visão de rede de modo a buscar contribuições para o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação no ambiente escolar. Como fundamentação teórica na busca da compreensão do tema alguns autores, como Jonassen, Moreira, Ontoria e Okada, forneceram subsídios de modo a compreender os conceitos de mapas conceituais, tecnologia e aprendizagem significativa. Participaram da pesquisa a professora pesquisadora e alunos do 5º ano do ensino fundamental em situação de recuperação, em uma escola pública de ensino fundamental. Empregamos a metodologia qualitativa nesse trabalho. No final desta pesquisa ficou claro que, para desenvolver o conceito de mapeamento, é necessário selecionar, relacionar, conectar, integrar, reorganizar e abrir conceitos, ou seja, que a construção do conhecimento passa pela interatividade, organização e partilha. O conceito de construir está intrinsecamente ligado ao conceito de partilhar. A partir dessa constatação nasce a proposta de ampliação dessa rede de conhecimento por todo âmbito escolar por meio das TIC que foram elementos importantes na construção do percurso de práticas e pesquisas
Abstract: The aim of this work is to point out the contributions of conceptual maps and the Information and Communication Technologies (ICTs) as strategies in the construction of a significant learning. The intention is to head for the writing development of our students so that we can get contributions to the use of the Information and Communication Technologies in the school environment. As a theoretical fundamentation in the search for the comprehension of the subject, some writers as Jonassen, Moreira, Ontoria and Okada, give us subsidies so much that we can understand the concepts of conceptual maps, technology and significant learning. The research teacher and the fifth-grade students in tutorial situation of a public and elementary school participated in the research. We use the qualitative methodology in our work. At the end of this research, we have made it clear that to develop the concept of mapping, it is necessary to select, link, integrate, reorganize and open concepts so that the construction of the knowledge goes through the interaction, organization and share. The concept of construction is intrinsically linked to the concept of sharing. From this confirmation derives the proposal of the ampliation of this knowledge net to all the school scope from the ICTs that were important elements in the construction of the practice and researches route
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC)
Ferramenta cognitiva
Significant learning
Conceptual maps
Information and Communication Technologies (ICTs)
Cognitive tool
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Tecnologia da informacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Costa, Sandra Aparecida da. Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137
Data de defesa: 26-May-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Aparecida da Costa.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.