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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão e inclusão social na escola pública: uma questão de qualidade e humanização
Título(s) alternativo(s): Administration and social inclusion in the public school: a quality subject and humanization
Autor: Ferreira, Sonia Aparecida Felipe 
Primeiro orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: Sabemos que a educação é de importância ímpar para a formação da cidadania. Contudo, crianças jovens e adolescentes, com histórico de dificuldade de ajustamento socioeducativo e com dificuldade de aprendizagem dos conteúdos escolares, necessitam ações efetivas adequadas às características desse público. O presente trabalho tem por finalidade abordar o papel da escola, do educando, do educador e da família, no processo de inclusão escolar e social dos alunos com necessidades educativas especiais. Dar-se-á ênfase àqueles alunos rotulados, conhecidos como Liberdade Assistida (LA), que tiveram passagem na Fundação Casa e/ou cadeia. O caminho percorrido fez-se pelo estudo de aspectos de uma escola pública localizada na periferia da cidade de Mauá, na qual nos deparamos com uma realidade bastante árdua, com muitos enfrentamentos desde questões de gestão escolar à falta de estrutura familiar. Diante da realidade encontrada, podemos inferir que se faz necessária uma urgente reformulação dos currículos escolares, investimentos das políticas públicas na educação de base, melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas e formação continuada de professores da rede, de modo que estes possam desenvolver competência pedagógica em seus múltiplos aspectos. Que gestores e educadores sejam humanos, éticos, reflexivos, competentes e que saibam lidar com a diversidade humana, fazendo desta uma possibilidade de crescimento mútuo. Assim, será possível conquistar um mundo onde a inclusão de todos possa ser realmente verdadeira
Abstract: We know that the education is of odd importance for the formation of the citizenship. However, young and adolescent children with report of difficulty of the social education adjustment and with difficulty of learning of the school contents, they need appropriate effective actions from these public's characteristics. The present work has for purpose to approach the paper of the school, of the student, of the educator and of the family, in the process of the students' school and social inclusion with special educational needs. He/she will put emphasis that those labeled students, known as Attended Freedom (LA), that had passage in the House Foundation or in prison. The traveled road was made by the study of aspects of a located public school in the periphery of the city of Mauá in which we came across a quite arduous reality, with many confronts - from subjects of School Administration the lack of family structure. Due to the found reality, we can infer that is done necessary an urgent reformation of the school curriculum, investments of the publish politics in the education of Base, improvement of the work conditions in the public schools and teachers' of the net continuous formation, seeking that these can develop pedagogic competence in your multiples aspects. That managers and educators human beings, ethical, reflexive, competent and know how to work with the human diversity, doing of this, a possibility of mutual growth. Like this, it will be possible to conquer a world for ALL, where the inclusion can be really true
Palavras-chave: Inclusão social
Dificuldade de aprendizagem
Formação de professores
Social inclusion
School inclusion
Learning difficulty
Teachers formation
Aprendizagem
Disturbios de aprendizagem
Educacao inclusiva
Inclusao escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Sonia Aparecida Felipe. Administration and social inclusion in the public school: a quality subject and humanization. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10135
Data de defesa: 22-May-2009
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