???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10118
Tipo do documento: Tese
Título: Referência para um currículo crítico-emancipatório na universidade:construindo o projeto educativo do Centro Universitário de Brusque-SC
Título(s) alternativo(s): References for a critical and emancipationist curriculum at the university: constructing the educative project of the Centro Universitário de Brusque - SC
Autor: Pires, Clarice
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa os diversos elementos, implicações e superações que se colocam na construção de um projeto educativo institucional, referenciado numa perspectiva crítico-emancipatória. Discute os espaços e práticas institucionais de regulação e emancipação que interagem no processo de construção de uma política curricular, tentando reconstituir a reflexão, a intervenção dos sujeitos envolvidos e a projeção de ações diferenciadas, construídas coletivamente, no processo de sistematização desse projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que focaliza o Centro Universitário de Brusque e os participantes desse processo, representados pela comunidade acadêmica: docentes, discentes, administração, funcionários e segmentos da comunidade externa. Nesta pesquisa, duas dimensões importantes foram consideradas. A primeira compreende o contexto institucional que foi sendo tecido pela cultura local, relações de poder e hierarquias. A segunda envolveu a ação humana dos sujeitos, suas práticas, representações, saberes, experiências. O trabalho desenvolvido pela investigação-ação contribuiu para o avanço dos estudos na área de políticas curriculares, chegando à construção das seguintes referências para um projeto educativo institucional: a abertura ao diálogo; a leitura da instituição; a revisão da política curricular institucional; a seleção e o ordenamento do currículo; a implantação da formação continuada; a construção da autonomia nos diferentes níveis hierárquicos da instituição e o desenho das etapas percorridas para a construção do projeto educativo institucional.
Abstract: This study analyses the various elements, implications and achievements that emerged during the construction of an institutional education project, which was based on a critical and emancipatory perspective. It discusses the institutional spaces and practices of regulation and emancipation that are involved in the process of constructing a curricular policy, attempting to reconstruct reflection and intervention on the part of the subjects involved and the planning of differentiated actions, which are collectively constructed in the systematization of this project. It is a qualitative study, focusing on the Centro Universitário de Brusque, and the participants of this process are represented by the academic community: teachers, students, administration, staff, and members of the local community. For this study, two important dimensions were considered. The first involves the institutional context, which was molded by the local culture, power relations and hierarchies. The second involves the human action of the subjects, their practices, representations, knowledge and experience. The study, which was carried out using the action-research method, contributed to furthering investigation in the area of curricular policies, leading to the construction of the following references for an institutional education project: opening up to dialog; reading the institution; the review of the institutional curricular policy; the selection and ordering of curricula; the introduction of continuous education; the construction of autonomy at the different hierarchical levels of the institution, and design of the phases of construction of the institutional education project.
Palavras-chave: Currículos
Política curricular
Projeto educativo institucional
Emancipação
Curriculum
Curricular politics
Institutional educative project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pires, Clarice. Referência para um currículo crítico-emancipatório na universidade:construindo o projeto educativo do Centro Universitário de Brusque-SC. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10118
Data de defesa: 6-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Clarice Pires.pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.