???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10111
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geografia dos sentidos: a atuação do professor de geografia no processo de inclusão
Autor: Silveira, Valdemir Cardoso da 
Primeiro orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em refletir sobre a prática do professor pesquisador face aos desafios da inclusão de jovens e adultos, especialmente dos alunos com necessidades especiais, os deficientes visuais, numa escola com tempos e espaços diferenciados. A pesquisa em que foi utilizado como metodologia o estudo de caso e o procedimento dos experts , destacando como ambiente, o Centro Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Pierre Bonhomme - CEMEFEJA, localizado em Campinas, elegeu como sujeitos pesquisados um grupo de 40 alunos, dentre os quais 10 deficientes visuais, acompanhados durante os anos 2005, 2006 e 2007. Após discutir conceitos como professor pesquisador/professor reflexivo, currículo, exclusão/ inclusão, inovação educacional e ensino de Geografia, o pesquisador traça um panorama histórico da legislação sobre inclusão e educação de jovens e adultos. A partir deste ponto, o trabalho focaliza vários contextos significativos: cidade de Campinas, o CEMEFEJA Pierre Bonhomme e o microcosmo a sala ambiente de Geografia onde ocorreram as práticas inclusivas estudadas. Na pesquisa, o autor analisa a construção do conhecimento geográfico envolvendo as histórias do deslocamento social dos alunos e as práticas voltadas ao surgimento de uma Geografia dos Sentidos, inclusiva, construída para e com os alunos deficientes visuais e sublinha as conseqüências dessas práticas na sua própria transformação enquanto professor pesquisador em reflexão
Abstract: The intention of this research agrees to explain the practise of the researcher teacher front the challenges about the inclusion of the youngs and adults, specially students who have vision default or classmates within special needs, in a school with distinguished time and space. The research, that uses as methodology and trial of the case, means the procedure of the experts, as destached an enviroment of the teaching for yougs and adults core as Pierre Bonhomme , foud out in a Campinas town, as researched people, a team of 40 classmates, between them 10 visual defaults during trials of 2005, 2006 and 2007. After the discussion about the concepts as researcher professor reflexive, curricular, included/desicluded educational inovation and geography teaching, the research underlines/appoints a historical setup to legislate the inclusion and education of the youngs and adults. Therever, the research appoints many screens: Campinas town, CEMEFEJA Pierre Bonhomme and the microcosmus the scientifical place of the Geography studies qhere event sutudied included practises. In the research, the responsour looks over the building of the history of the social changes of the classmates/students and practises which come to na included seems Geography where based to default where is based to defaul vision classmates/students and the consequences or outcomes from these practises of it transformation as research teacher reflexive
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Professor pesquisador
Education of young people and adults
Inclusion
Research teacher
Teaching Geography
Educacao inclusiva
Inclusao escolar
Geografia -- Estudo e ensino
Professores de geografia -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silveira, Valdemir Cardoso da. Geografia dos sentidos: a atuação do professor de geografia no processo de inclusão. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10111
Data de defesa: 6-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdemir Cardoso da Silveira.pdf11,35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.