???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, João Luís de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731848D3por
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando José de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:23Z-
dc.date.available2009-02-02-
dc.date.issued2008-12-10-
dc.identifier.citationMachado, João Luís de Almeida. Escolhendo a pílula vermelha: blogs na formação de professores. 2008. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10107-
dc.description.resumoO uso de blogs em atividades profissionais, entre as quais a educação, é uma realidade consolidada. No entanto compete ainda questionar como os blogs podem ser utilizados nas escolas. Dessa constatação surgiu o questionamento sobre se os Blogs podem ser utilizados na formação de professores como elemento complementar a atividades presenciais? Esta dúvida deu origem ao blog Escolhendo a Pílula Vermelha, utilizado como ferramenta de apoio ao processo de formação em Tecnologias de Informação e Comunicação dos educadores da rede municipal de Bauru, São Paulo, como parte do projeto Educa Bauru, desenvolvido a partir de parceria entre a empresa Planeta Educação e a Secretaria de Educação de Bauru. O blog Escolhendo a Pílula Vermelha foi utilizado como ferramenta para o desenvolvimento de pesquisaação, nos conformes do trabalho de Thiollent [2005]. O desenvolvimento da tese igualmente se apoiou em pesquisa bibliográfica acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação e sua aplicação e uso em educação, buscando subsídios nas obras de Morin [2008], Moran [2008], Almeida [2008], Valente [2008] Bianconcini Almeida [2008]. A tese foi, portanto, elaborada com base em um estudo de caso, e recorreu a paralelos com o filme Matrix [1999], dos diretores Andy e Larry Wachowski, como complemento as bases bibliográficas e teóricas. O objetivo claro e específico de verificar a possibilidade de utilização da ferramenta Blog, por sua facilidade de uso e manutenção, entre outros aspectos, como instrumento complementar na apreciação de conteúdos, troca de experiências e intercâmbio de subsídios teóricos na formação de professores a distância é o objeto da presente tesepor
dc.description.abstractThe use of Blogs in professional activities, including education, is a consolidated reality. However it is our concern to question how Blogs can be used in schools. From this observation arouse a question regarding if blogs can be used in teacher s education as a complementary element to presential activities? This doubt originated the weblog Escolhendo a Pílula Vermelha [Choosing the Red Pill] to be used as a support tool in the educational process on Information and Communication Technologies of the educators from Bauru district, as a part of the project Educa Bauru, developed from the partnership between the company Planeta Educação and its Municipal Educational Ministry. The Blog Escolhendo a Pílula Vermelha was utilized as a tool for the development of an action-research, according to the work of Thiollent [2005]. The thesis also got support on bibliography research about the Information and Communication Technologies getting subsidy on the work of researchers such as Morin [2008], Moran [2008], Almeida [2008], Valente [2008] and Bianconcini Almeida [2008]. The thesis was, therefore, based on a case study and parallels with the movie The Matrix [1999], by directors Andy and Larry Wachowski, as a complement to its bibliographic and theoretical basis. The main and specific purpose was to verify the possibility of the Blog tool usage, due to its facilities on use and maintenance, among other aspects, as an instrument to complement teacher s education on distant spots with the appreciation of educational contents, exchange of experiences and socialization of new theoretical subside is, therefore, the object of the present thesiseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Luis de Almeida Machado.pdf: 838484 bytes, checksum: 567d06a7676a3f546321cae1a76983ea (MD5) Previous issue date: 2008-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22168/Joao%20Luis%20de%20Almeida%20Machado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectTeacher s educationeng
dc.subjectTechnologies of information and communicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectBlogspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleEscolhendo a pílula vermelha: blogs na formação de professorespor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao Luis de Almeida Machado.pdf818,83 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.