???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10105
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação para a participação: perspectivas freireanas para a educação infantil no município de Diadema, São Paulo
Autor: Oliveira, Solange de Lima
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho procura investigar a formação para a participação no espaço da escola pública, bem como a influência do pensamento de Paulo Freire na política curricular de Educação Infantil, no município de Diadema, São Paulo. Entre vários pontos abordados, consideram-se importantes: o contexto histórico da construção daquele município, construído sob importantes lutas e conquistas sociais, o contexto educacional atual, o processo de Reorientação Curricular da Educação Infantil em fase de sua implementação e a experiência do Conselho Mirim como espaço criado para o exercício da participação cidadã. A pesquisa empírica investiga como a formação para a participação, implicitamente anunciada na Proposta Curricular da educação Infantil de Diadema, está sendo concretizada. A coleta e a análise dos dados apoiadas em revisão bibliográfica, em análise documental, em observações e entrevistas semi-estruturadas, apontam para a importância da construção coletiva de uma escola democrática, participativa, competente e alegre, em que educadores e familiares valorizem o diálogo e, conhecendo como as crianças sentem e pensam sobre a escola e os processos de ensino, saibam que, quando são ouvidas e atendidas, podem sentir-se capazes e aptas para aprender e participar como agentes transformadores da realidade. Essa pesquisa permitiu concluir sobre a relevância e a possibilidade de formar para a participação na Educação Infantil com referenciais freireanos. Demonstrou que a viabilidade dessa prática dependeu da opção políticopedagógica de diferentes instâncias de educação, no Município de Diadema. A EMEI Henfil, com o conjunto de seus educadores, educandos e familiares, está demonstrando que a utopia da educação democrática pode tornar-se um sonho possível
Abstract: The theme of this Dissertation is educating for participation within the public school. Its object is to influence the thinking of Paulo Freire in politics curricular Childhood Education in the municipality of Diadema. Specifically, this work propose to answer the following question: How does the education for participation, announced in the proposed Child Rearing of Diadema, is being implemented? Among the researched subjects are: historical context of the city formation, built as a result of important social achievements and difficulties the current educational context; the process of Reorientation of the children's Educational Program under implementation phase and the experience of the Conselho Mirim developed as a space used by citizen's to exercise their citizenship. This empirical research looks into how citizen's formation for participation, implicitly announced in Diadema's children's Educational programme proposal, is being achieved. The collection and analysis and documentary studies as well as observations and semi-structured interviews, demonstrate the importance of a democratic, participating, competent and happy school, where educators and families value dialogue and learn about how children think of and feel about the school and the learning process, and know when they are listened to and cared for, they can feel capable and willing to learn and participate as reality modifiers. This research allowed conclude on the relevance and the possibility to educate for participation in the Children's Education, with benchmarks freireanos. This demonstrated that this practice depended on the political-educational option of educators of secretary of education in the municipality of Diadema. The Henfil EMEI, with all of its educators, students and family, is demonstrating that the democratic ideals of education can become a dream possible
Palavras-chave: Democracia
Dialogo
Participação
Democracy
Dialogue
Participation
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Educacao de criancas -- Diadema, SP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Solange de Lima. Formação para a participação: perspectivas freireanas para a educação infantil no município de Diadema, São Paulo. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10105
Data de defesa: 11-Dec-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange de Lima Oliveira.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.