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Tipo do documento: Dissertação
Título: A internet como meio para gerar valor à marca
Autor: Fonseca, Aldair Almeida 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: Em função da importância das marcas e do gerenciamento do seu valor para as organizações contemporâneas e da relevância da Internet no cenário mundial, esse estudo tem por objetivo entender como a Internet pode ser usada como meio para gerar valor à marca além de compreender como as mídias sociais (rede sociais, comunidades virtuais, blogs e fóruns), sites além do Google Adwords, Adsense e Analytics podem ser úteis na criação de valor para as marcas e como esses recursos podem influenciar na percepção de valor por parte dos consumidores. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa. A revisão da literatura sobre o valor da marca foi pautada nos conceitos de Aaker (1998, 2007) e Keller (2006), pois esses autores defendem a linha seguida nesse projeto de que o valor da marca reside no seu posicionamento na mente dos consumidores, ou seja, na cota que a marca ocupa na mente do consumidor . Com relação ao tema Internet e mídias sociais, utilizou-se como base bibliográfica os conceitos presente em Castells (1999, 2001) e Cardoso (1998) além de artigos e sites especializados que tratam do tema. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de estudo de caso, e para garantir a confiabilidade da pesquisa, utilizou-se o protocolo de estudo de casos baseado no modelo proposto por Yin (2001). Para dar respostas às indagações apresentadas foi realizado um estudo de caso único em uma empresa especializada no desenvolvimento e aprimoramento de marketing online, onde foi realizada uma pesquisa exploratória por meio da abordagem de questões abertas com o objetivo de investigar como essa empresa através dos meios da Internet gera valor para sua marca, e dessa forma, apresentar resultados que demonstrem a relevância da Internet como geradora de valor. As principais conclusões desse estudo apontam que a Internet e seus meios são um recurso fundamental para a geração de valor para as empresas contemporâneas no cenário atual. O aumento da relevância da Internet demonstra que as empresas necessitam entender e potencializar os recursos disponíveis nessa mídia para obtenção de resultados consistentes e perenes
Abstract: In regards to the importance of branding and the value of management to contemporary organizations and the relevance of the Internet on the world stage, this study aims to understand how the Internet can be used as a mean to generate value to the brand in addition to understanding how Social Media (social networking, virtual communities, blogs and forums), sites other than Google Adwords, Adsense and Analytics can be useful in creating value for brands and how these features can influence the perception of value by consumers. This study was developed through qualitative research. The bibliographic review on the brand value was based on the concepts of Aaker (1998, 2007) and Keller (2006), as these authors support the line taken in this project that the brand value lies in its positioning in the minds of consumers , as is, the quota that the brand occupies in the consumers' mind , on the issue Internet, we used bibliographic concepts present in Castells (1999, 2001) as well as articles and specialized sites that deal with the issue. The field research was developed through case study, and to ensure the reliability of the survey, we used the case study protocol based on the model proposed by Yin (2001). To answer questions presented a research was made on a study of a single case in a company specializing in the development and improvement of online marketing, where a survey was conducted through exploratory approach of open questions in order to investigate how this company through the means of Internet adds value to your brand, and thus present results that demonstrate the relevance of the Internet as a creator of value. The main conclusions of this study indicate that the Internet and its resources are a key resource for the generation of value for contemporary companies in the current scenario, the increased importance of the Internet shows that companies need to understand and leverage the resources available on it to obtain consistent results and perennials
Palavras-chave: Marca
Valor da marca
Internet
Mídias sociais
Brand
Brand equity
Internet
Social medias
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Fonseca, Aldair Almeida. A internet como meio para gerar valor à marca. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1010
Data de defesa: 20-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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