???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10071
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura fenomenológica das tecnologias de inforrmação e comunicação em uma escola públlica estadual paulista: descrição fenomenológica do uso e emprego dos computadores na escola
Título(s) alternativo(s): Phenomenological reading of information and communication technologies in a public school in the state of SP
Autor: Mainine, Sueli 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: A LEITURA FENOMENOLÓGICA DAS TECNOLOGIIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLIICA ESTADUAL PAULISTA , objeto desta pesquisa, trata da relação do homem com o mundo, em especial do aluno aprendendo com o uso do computador. Tem como significado estratégico captar a essência deste fato, via descrição fenomenológica, a partir do efeito causado pela entrada da TIC - Tecnologias da Comunicação e Informação, como ferramenta educacional. A investigação norteou-se pelo pressuposto de que o mundo escolar é bem melhor compreendido a partir da ação do aluno que vive a experiência com as TIC como instrumentos educacionais. Defende-se que as TIC propiciam a inclusão, a integração e a construção de um mundo mais ético. Tal pressuposto motivou o estudo de fundamentos epistemológicos que contribuem para compreender como alunos e professores vivenciam e utilizam o computador como instrumento auxiliar no processo ensino-aprendizagem assim como os efeitos e as impressões produzidas nesses sujeitos advindas dessa experiência. Para tal, examinamos o contexto sócio-econômico e cultural no qual estão inseridos os sujeitos pesquisados, focalizando-os a partir da teoria do conhecimento sob os pontos de vista da fenomenologia. O trabalho de pesquisa alicerça-se na obra de HUSSERL, E.(1982)1, MERLEAU-PONTY, M.(1973; 1999)2 e outros autores que abordam a questão da Fenomenologia. Investigando o percebido e o manifestado, trabalhando com aquilo que faz sentido para os sujeitos, evidenciando a visão que os alunos têm de si e da escola a partir da inserção do computador no cotidiano escolar; apreendemos aspectos do fenômeno e buscamos a essência manifestada nas descrições ou discursos dos alunos e professores. Pela análise dos dados articulamos a visão dos alunos com a dos professores. Recorrendo à totalidade de relações significativas interpretamos os sentidos e significações dos acontecimentos, por meio de uma descrição fenomenológica do que foi visto. Conclui-se que o Projeto Letramento utilizando as TIC, proporciona alguns aspectos positivos da linha de FREIRE,P. (1997)3 quando leva em conta as premissas do tratamento dialógico para avançar no entendimento do aluno e propõe a inclusão digital, mas pela pouca atenção continuada, não trouxe avanços mais significativos para a aprendizagem
Abstract: The PHENOMENOLOGICAL READING OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN A PUBLIC SCHOOL IN THE STATE OF SP, the purpose of the present study, concerns the relationship between man and the world, especially the student and the computer learning, The strategy is to capture that essence in a phenomenological way regarding the effect caused by the introduction of Information and Communication Technologies (ICT) as educational tools. The investigation was based on the premise that school universe is better understood when the student experiences the Information and Communication Technologies as educational instruments. It is said that Information and communication Technologies favor inclusion, integration and the construction of a more ethical world. Such premise motivated the study of epistemological fundaments that help us understand how students and teachers deal with computers as aid tools in the teaching-learning process, as well as the effects and impressions that come out of that experience. With that in mind, we analyzed the social, economic and cultural context of the present research participants and we focused them in the theory of knowledge under the phenomenological view. The research is based on the work of HUSSERL, E.(1982)1, MERLEAU-PONTY, M.(1973; 1999)2 and other authors who study phenomenological approaches. By investigating what is perceived and expressed, by working with what makes sense to the individuals and by highlighting the students thoughts of themselves and school after the introduction of the computer in the school routine, we have learned some aspects of that phenomenon and have searched for the ideas expressed on the descriptions and speeches of students and teachers. The data analysis has helped articulate the students and the teachers views. By considering the meaningful relations, we have understood the sense and the meaning of events through the phenomenological description. It is concluded that "Projeto Letramento Números em Ação" offers some positive aspects of FREIRE,P. (1997)3 line as it takes into consideration the premises of dialogic treatment to advance on the student s understanding and it proposes digital inclusion, however due to the little continuous attention, it has not brought more meaningful evolvements to the learning process
Palavras-chave: TIC
Computador
Currículo
Descrição fenomenológica
Letramento matemático
Information and communication technologies
Computer
Phenomenon
Curriculum
Phenomenological description
Mathematics letters
E. E. Profa. Maria Pastana Menato (Ribeirao Pires, SP)
Ensino auxiliado por computador
Matematica -- Estudo e ensino -- Ensino com o auxilio do computador
Tecnologia da informacao
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mainine, Sueli. Phenomenological reading of information and communication technologies in a public school in the state of SP. 2008. 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10071
Data de defesa: 10-Jun-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sueli Mainine.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.