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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10061
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas de educação superior - Programa Universidade para Todos: um olhar dos alunos beneficiários na PUC-SP
Título(s) alternativo(s): Public politics of college degree education - University for All Program: a look from the beneficiary stydents of the PUC-SP
Autor: Costa, Fabiana de Souza 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar o Programa Universidade para Todos (PROUNI) uma política pública de Ensino Superior com o intuito de assegurar o acesso de jovens à universidade. Analisamos o programa do ponto de vista dos alunos beneficiários na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo como referência também estudantes bolsistas de 8 instituições de Ensino Superior na capital de São Paulo, pois numa política pública, o beneficiário é o agente efetivo que possui melhores condições de identificar as limitações e abrangência do programa que usufrui, enquanto um sujeito de direito. O desenvolvimento do Ensino Superior e das políticas públicas de acesso a partir da década de 90 até os dias atuais foi o nosso referencial. A década de 90 foi marcada por uma série de mudanças no Ensino Superior no Brasil, sendo a marca principal o processo de privatizações nos setores estratégicos do país, com destaque para o setor educacional. Em 2002, com a eleição do presidente Luis Inácio Lula da Silva, um intenso debate se inicia no Brasil acerca da necessidade de reformas na Educação Superior. O PROUNI surge a partir deste contexto atual de atender as demandas de acesso à universidade em nosso país. Adotamos a abordagem qualitativa, no intuito de identificar questões objetivas e subjetivas dos alunos, e explorar as diversas opiniões sobre o programa. Para isso, utilizamos a técnica do Grupo Focal e do questionário. A partir do olhar dos alunos beneficiários do PROUNI na PUCSP, identificamos que estes reconhecem o PROUNI como uma excelente oportunidade de acesso à universidade confirmando a hipótese inicial desta pesquisa. Para eles mesmo com todas as críticas apresentadas, o programa serviu como uma porta de entrada no universo acadêmico, até então distante para eles. A educação é um tema caro atualmente no Brasil, e a implementação de políticas que permitam aos jovens sonharem com um futuro melhor, nos desafia e nos motiva para continuarmos lutando por mais acesso e por uma uma educação de qualidade no país
Abstract: This thesis has the objective to study the University for All Program (PROUNI) a College Degree public politics in order to assure the access of young people to the University. Here we analyze the program under de point of view from the beneficiary students of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), having as a reference also the scholarship students of eight different institutions of College Degree in the capital of São Paulo State, since when we talk about public politics the beneficiary is the effective agent and have the best conditions to identify the limitations and range of the program which he/she has been benefited, in the condition the beneficiary. Since the decade of 1990, the development of the College Degree Education and the public politics of access were marked by a series of changes in the College Degree education in Brazil, being the main characteristics the privatization process in strategic sectors in the country, detaching the educational sector. In 2002, with the election of president Luis Inácio Lula da Silva, it was begun an intense debate in Brazil about the necessity of reforms in the College Degree Education. The PROUNI appears from this context to attend the demands of access to university in our country. We have adopted a qualitative approach, in order to identify the objective and subjective questions of students and to explore the different opinions about the program. For this, we use the technique of Focal Group and questionnaire. From the look of the beneficiary students of the PROUNI of PUC-SP, we have identified that they recognize the PROUNI as an excellent opportunity to access the university confirming the initial hypothesis of this research. For them even with all criticism presented, the program has served as an entry to the academic universe, till that moment so far from them. Nowadays, education is an expensive theme in Brazil, the implementation of politics that allow the young people to dream with a better future, is a challenge and stimulation to us in the struggle for more access and a better quality of the education in Brazil
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação superior
Public politics
College degree education
Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo
Programa Universidade para Todos
Ensino superior e Estado -- Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Costa, Fabiana de Souza. Public politics of college degree education - University for All Program: a look from the beneficiary stydents of the PUC-SP. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10061
Data de defesa: 16-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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