???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10051
Tipo do documento: Tese
Título: Formação em avaliação: a formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem
Autor: Tavares, Cristina Zukowsky 
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Nessa investigação articulada com a linha de pesquisa em Educação, Currículo e Avaliação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo problematizei algumas questões relacionadas à hegemonia da avaliação como medida nas ações e concepções docentes, e a necessidade de a formação de professores fazer frente a um encaminhamento mais formativo e emancipatório em avaliação. A pesquisa teve como objetivo utilizar a reflexão e prática em avaliação como estratégia de formação, contribuindo para a construção e mudança de construtos teórico-práticos em avaliação a serviço da aprendizagem com docentes do Ensino Básico e Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo - Brasil. Intervir no curso da ação educacional enquanto se procedeu à investigação de natureza qualitativa foi uma opção metodológica coerente com a perspectiva crítico-dialética, interpretando a dinâmica da contradição existente na construção do real e as possibilidades de superação dessas contradições no decurso das ações. A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa-ação em que as questões relacionadas com os desafios práticos e conceituais enfrentados pelos docentes na sala de aula se articularam com preocupações concernentes à formação continuada. Os seminários coletivos com os oito docentes participantes ( dezembro de 2004 a abril de 2006), as entrevistas individuais com docentes e discentes, a análise documental e o grupo focal de avaliação constituíram os procedimentos dessa investigação. Entendendo que o processo de mudança não se dá de uma vez, mas por aproximações sucessivas, a pesquisa indicou a relevância de um projeto de formação contínua e uma proposta de currículo e gestão educacional que permitissem ao docente formular um quadro teórico- prático mais amplo para nortear suas ações, dialogando a epistemologia da prática com estudos e investigações na área, abrindo caminhos que pudessem ser teorizados, discutidos e reconceptualizados. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas concepções e práticas docentes em avaliação, uma progressão significativa pôde ser registrada por meio do depoimento dos participantes em processo e no grupo focal como uma contribuição para a sua auto-avaliação da prática; um aumento de conflitos, contrastes e questionamentos diante da avaliação; uma diversificação das estratégias de atendimento ao aluno, e a oportunidade de refletir coletivamente sobre um tema tão complexo como a avaliação, o que desencadeou o fortalecimento de conceitos e atitudes um pouco mais críticas na análise das concepções que norteiam nossas práticas, muitas vezes solitárias, ingênuas e desvinculadas de um significado político, econômico e social mais amplo
Abstract: In that investigation combined with the line of research in Education, Curriculum and Evaluation of the Pontifical Catholic University of São Paulo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), I`ve questioned some issues related to the hegemony of the evaluation as a measure in the teaching actions and conceptions, and the need for the teachers development face a more formative and emancipatory guiding in evaluation. The research aimed to use the reflection and practice in evaluation as a strategy for development, contributing to the building and change of theoretical-practical constructs in evaluation in the service of learning with teachers of Elementary and Higher Teaching of the Adventist Academic Center of São Paulo (Centro Universitário Adventista de São Paulo). To interfere in the course of the educational action while conducted oneself for an investigation of a qualitative nature was a methodological option coherent with the critical-dialectical perspective, by interpreting the dynamics of the contradiction existing in the construction of reality and the possibilities of overcoming these contradictions in the course of actions. The research was characterized as a search-action where the related issues to the conceptual and practical challenges faced by teachers in the classroom were articulated with worries concerning to the continued development. The collective seminars with the eight participant teachers (December 2004 - April 2006), individual interviews with teachers and students, the documental analysis and the evaluation focal group constituted that investigation procedures. Considering that the process of change is not made all at once, but by successive approximations, the research indicated the importance of a project of continuing development and a proposal for a curriculum and educational management that allow the teacher formulate a wider theoreticalpractical representation to guide his actions, talking the epistemology of the practice with studies and investigations in the area, opening ways that could be theorized, discussed and reconceptualized. Although radical changes have not been observed in the conceptions and teaching practices in evaluating, a significant increase could be registered through the participants testimony in the process and in the focal group as a contribution for their self-evaluation of the practice; an increase of conflicts, contrasts and questionings before the evaluation; a diversification strategies of the student attendance, and the opportunity to collectively reflect on a so complex subject as the evaluation, which arose the strengthening of concepts and attitudes a little more critical in the analysis of the conceptions that guide our practices, often solitary, ingenuous and disconnected of a wider political, economic and social meaning
Palavras-chave: Avaliação formativa
Formação de professores
Currículo
Formative evaluation
Teachers continued development
Curriculum
Avaliacao educacional
Curriculos -- Avaliacao
Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Tavares, Cristina Zukowsky. Formação em avaliação: a formação de docentes no enfrentamento de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem. 2008. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10051
Data de defesa: 15-May-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristina Zukowsky Tavares.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.