???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10045
Tipo do documento: Dissertação
Título: A proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o ensino de Língua Portuguesa no 1º grau: uma avaliação do cotidiano
Autor: Andrade, Zuleide Ferraz Garcia de 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho consta de dois momentos, duas apreensões da realidade. Uma que é descrita a partir de minha atuação como técnico da Secretaria da Educação, trabalhando na CENP e participando do processo de construção-revisão curricular, e de outra, que descreve e analisa a utilização da proposta curricular de Língua Portuguesa de 1º grau, no cotidiano da sala de aula. O estudo resgata um pouco da história de currículo e focaliza a construção curricular e seus fundamentos. Para descrever, interpretar e compreender a utilização da proposta é apresentado o "pensar" e o "desenvolver" currículo, para finalmente, apresentar e avaliar como a prática pedagógica é revelada. A proposta curricular foi assumida? O que aconteceu com ela? Que aspectos foram desenvolvidos? Que espaços foram trabalhados? O estudo deu-se obedecendo às etapas da pesquisa etnográfica, passando-se repetidas vezes pela mesma tarefa, de forma articulada e muitas vezes simultânea. Buscou-se conhecer e interpretar tudo o que pode ser observado no ambiente escolar. Desta forma, assume importância fundamental o trabalho realizado na escola e na sala de aula, pela professora escolhida para o estudo do ensino de Língua Portuguesa. As atividades em sala de aula e as situações de aprendizagem refletem um projeto educativo que encaminham os alunos a urna construção constante do conhecimento. O ensino da língua é vivenciado através do diálogo, em que os sujeitos - educador e educando - se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. No dizer da professora: "A proposta curricular veio confirmar, espelhou o trabalho que já vinha sendo feito"
Palavras-chave: Educacao: Supervisao e Curriculo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Andrade, Zuleide Ferraz Garcia de. A proposta curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o ensino de Língua Portuguesa no 1º grau: uma avaliação do cotidiano. 1989. 295 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10045
Data de defesa: 30-Dec-1989
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
zuleide ferraz garcia de andrade.pdf15,46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.