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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1004
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de liderança e o estudo dos programas institucionais
Autor: Maruyama, Andréa 
Primeiro orientador: Amorim, Maria Cristina Sanches
Resumo: O tema liderança abordado atrai a atenção tanto de pesquisadores e empreendedores quanto de líderes e liderados. O grande interesse pelo assunto determinou o aparecimento de várias definições entre os pesquisadores em Comportamento Organizacional e novos enfoques foram surgindo e se complementando. Em meio às diferentes ou mesmo definições complementares, o que nos chama a atenção são dois elementos que parecem ser comuns a todas elas. Em primeiro lugar, conservam o denominador comum que liderança esteja ligada a um fenômeno que envolve duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, trata-se de um processo de influência exercido de forma intencional por parte do líder sobre seus seguidores. O estudo das principais definições de liderança foi aplicado neste trabalho com o objetivo de avaliar os conteúdos dos programas de liderança de uma instituição bancária, tendo como foco analítico as ações da instituição para o auto desenvolvimento, gestão de equipes e gestão de estratégias para o desenvolvimento de liderança. Considerando-se a amplitude do objeto e subjetividade inerente a tema, optou-se pela abordagem qualitativa para analisar o fenômeno por meio de estudo de caso em uma instituição bancária no mercado brasileiro desde 1957, com aproximadamente 52 mil funcionários, sendo 38% destes em posições de liderança. Ao analisar os blocos dos programas sob a luz das teorias de liderança, notamos que as práticas do programa de autogestão procuram motivar, criar identificação entre o indivíduo e a instituição e transformar valores individuais para alinhá-los com os institucionais. Caminho semelhante ao recomendado pela teoria transformacional. No bloco de gestão das relações como o objetivo é aumentar o conhecimento dos gestores para aplicação das práticas na condução do dia-a-dia. Quando o líder ocupa uma posição estratégica, o programa de capacitação busca desenvolvê-lo para traduzir o modelo do banco e expressá-lo no dia-a-dia, tendo como expectativa que trabalhe para o engajamento e a criação de valor presente e futuro, gerando resultados que contribuam para que o banco torne-se uma liderança no setor e referência na sociedade
Abstract: Relevance of studies related to leadership has been highlighted in the academic field as well as inside organizations. As a result of this strategic relevance of this issue, have pushed academic researchers on definitions and studies related to Organizational Behavior which theories have been built in order to complement standards already defined in the literature. This situation builds a scenario whose scope one cannot find whole meaning of leadership issue. Definitions available are, from one side different among their shelf and, from the other side, complementary. However, two elements seem to be in a commonsense. First of all, leadership as a phenomenon linked to at least two individuals. Second, leadership has been considered as an influence process. Main definitions related to leadership were considered for this academic research which objective is to evaluate contents related to leadership programs in a bank organization. Analytical focus as based on actions made by this organization in order to develop their leaders, to manage teams and to build up strategy for leadership development. By considering amplitude of the object, subjectivity and its contemporary characteristic for business administration, a qualitative study was conducted in order to analyze phenomenon through a case study in an international bank that has played in Brazil since 1957 and nowadays is responsible for approximately 52 thousand employees and 38% of them in a leadership position. During the study, researcher could verify that this organization put in place corporative programs top develop leadership focus on day-by-day and strategic decision making processes
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Comportamento organizacional
Gestão
Leadership
Motivation
Organizational behavior
Management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Maruyama, Andréa. Desenvolvimento de liderança e o estudo dos programas institucionais. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1004
Data de defesa: 17-Oct-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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