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Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática da música como matriz curricular numa concepção interdisciplinar
Autor: Soares, Maria Cecília 
Primeiro orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: A educação musical desponta como um terreno bastante novo no cenário acadêmico. Este cenário vê a necessidade de repensar a Educação Musical frente ao avanço cientifico e tecnológico devido o seu impacto no contexto cultural, social e econômico. O objetivo principal deste estudo é compreender a essência dos fenômenos que emergem da educação musical através das praticas em sala de aula. Trata-se de uma investigação Interdisciplinar que trata cuidadosamente os relatos e as observações. O arcabouço teórico constitui-se de autores de diferentes áreas. Musicólogos, psicólogos, pedagogos, artistas plásticos, antropólogos, filósofos, entre outros foram os principais autores trabalhados neste estudo. A compreensão Interdisciplinar dos fenômenos observados demonstra que a teoria e a prática musical devem caminhar juntas assegurando uma aprendizagem significativa. A imersão do professor no resgate do velho que se torna novo desponta como um caminho para um relacionamento saudável com o aluno, onde o cotidiano do professor encontra o cotidiano do aluno
Abstract: Musical education arises as a quite new element at the academic scenario. That scenario views the need for rethinking Musical Education vis-à-vis the scientific and technological growth owing to its impact on the cultural, social and economic aspects. The main purpose of this study is to grasp the essence of the phenomena that emerge from musical education through classroom practices. It s about an interdisciplinary survey that deals with reports and observations meticulously. The theoretical frame is formed by authors from different areas. Musicologists, psychologists, pedagogues, artists, anthropologists, philosophers, among others, were the main authors included in this study. The interdisciplinary comprehension of the phenomena noticed demonstrates that the musical theory and practice must run side by side assuring a significant learning. The teacher s immersion on the capture of the old that becomes new emerges as a way for a healthy relationship with the student, where the teacher s day-to-day meets the student s day-to-day
Palavras-chave: Educação
Educação musical
Interdisciplinaridade
Currículo
Education
Music education
Interdisciplinarity
Curriculum
Musica -- Instrucao e estudo
Interdisciplinaridade em educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Soares, Maria Cecília. A prática da música como matriz curricular numa concepção interdisciplinar. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10037
Data de defesa: 26-Mar-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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