REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10029
Tipo: Dissertação
Título: Atendimento pedagógico hospitalar: convalidando uma experiência e sugerindo idéias para a formação de educadores
Título(s) alternativo(s): Hospital pedagogical attendance: co-validate an experience and suggesting ideas for the teachers' formation
Autor(es): Covic, Amália Neide
Primeiro Orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar subsídios e idéias para a elaboração de propostas pedagógicas para outros contextos hospitalares, bem como contribuir para a formação de professores em ambientes diversos dos de salas de aula tradicionais. Foi utilizado como cenário de investigação o Projeto Escola Móvel/Aluno Específico no IOP/GRAACC/UNIFESP. Os eixos teóricos que fundamentam este estudo estão voltados para os aspectos do conhecimento e da formação de professores, mais diretamente a prático-reflexiva. Trabalhamos com diferentes abordagens qualitativas da qual participam os alunos/pacientes atendidos pelo Projeto, no período de março de 2000 até junho de 2002. Os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista individual e a observação participante. As fontes de coleta de dados foram a entrevista, os relatos de aula, a escuta da comunidade, listas de pacientes diários fornecidas pelo hospital e a etnografia de textos. Os principais resultados sinalizam para a formação de professores em ambientes diversos dos de salas de aula tradicionais, para a necessidade de se investigar o meio de forma sistemática e organizada e então organizar as ações. Ressignifica-se dessa forma, com a prática alterada pela pesquisa, o conceito de cultura escolar. Sugere ainda fórum de discussão em pequenas comunidades de professores e pesquisa com classes-hospitalares que procurem ir além do resgate da auto-estima e possibilitem, ao longo do tempo, avaliar o desempenho dos alunos em suas escolas de origem. Aponta também as questões do professor consigo mesmo no que se refere a crenças pessoais, a preocupações de trabalho em equipes multidisciplinares, à aceitação de desafios impostos pelo meio, à crença na sua capacidade de ensinar e na de seu aluno aprender e à busca constante de formação
Abstract: The present study has as an objective to present subsidies and ideas for the elaboration of pedagogical proposal for others hospital contexts, as well as contribute for the teachers' formation in different backgrounds of traditional classrooms. It was used as an investigative scenario the project named Projeto Escola Móvel/Aluno Específico in the IOP/GRAACC/UNIFESP. The theoretical axis on which the study is based focused on the aspects of knowledge and teachers' formation, more straight to practical-reflexive. This research was of the qualitative type and had the participation of students/patients served by the project, in the period of March/2000 until June/2002. The procedures for the collection of the data consisted of on individual interview and observation of the classes. The source of the collection of the data were, the interview, classes narratives, communities opinion, diary patients' lists supplied by the hospital and the texts ethnography. The principal results point out for the teachers' formation in different backgrounds instead of those of traditional classrooms, and for the necessity of investigate the background in a systematic and an organized form and then organize the actions. These mean, with the practice changed by the research, the concept of school culture. These still suggest discussions in small teachers' communities and a research with hospital classes that go besides the self-esteem rescue and they make possible, by the time, to evaluate the performance of the pupils in their original schools these points out also for the questions from the teacher himself that refer a personal belief, the concerning of work in multidisciplinary groups, the accepting of challenges impose by the background, the belief in your capacity of teaching and the capacity of your student to learn and the constant searching of formation
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Pensamento pratico-reflexivo
Inclusao
Ambientes de aprendizagem
Educacao: Curriculo
Formação de professores
Atendimento pedagógico hospitalar
Teachers formation
Practical reflexive thoughts
Inclusion
Hospital pedagogical attendance
Learning backgrounds
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Covic, Amália Neide. Atendimento pedagógico hospitalar: convalidando uma experiência e sugerindo idéias para a formação de educadores. 2003. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10029
Data do documento: 21-Mai-2003
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amalia Neide Covic.pdf
  Restricted Access
7,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.