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Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo e práticas sociais emergentes em redes virtuais agenciadas por tecnologias digitais de informação e comunicação e seus dispositivos técnicos e linguagens
Autor: Fonseca Júnior, Fernando Moraes 
Primeiro orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Diante de um cenário que se configura em meio a um intenso processo de modificações de hábitos e orientações, ilustrado por novas formas de os jovens se relacionarem consigo, entre si e com o mundo à sua volta, a pesquisa buscou, de um lado, verificar a hipótese de que esteja ocorrendo a emergência de comportamento associados a novas práticas sociais como resultado do aprofundamento das relações dos jovens em idade escolar com as tecnologias de informação e comunicação e seus dispositivos técnicos e linguagens; a pesquisa também buscou averiguar como esse fenômeno, da maior importância para os currículos escolares, está sendo assimilado pela Escola. A análise dos dados coletados por meio das entrevistas realizadas com coordenadores, professores e alunos do Ensino Médio na cidade de S.Paulo fez uso de referências teóricas relacionadas ao processo de socialização, às relações estruturais da pessoa humana com as tecnologias e em especial com as tecnologias de informação e comunicação, assim como sobre sociedade da informação e redes sociais, teoria do conhecimento e sociologia do conhecimento, psicologia social e psicologia do desenvolvimento juvenil, e, finalmente, sobre ética, escola e currículo. Esta pesquisa mostrou que entre os jovens pesquisados estão emergindo comportamentos que constituem novas práticas sociais que instalam novas dimensões em seus processos de socialização. Essas novas práticas, que repercutem direta e indiretamente no ambiente educacional escolar, não apenas por isso, carecem de mediação pedagógica que possa resultar na orientação dos impulsos criativos dos jovens, conduzindo-os a experiências éticas e estéticas capazes de revelar o bom e o belo que há por traz da vida humana em sociedade
Abstract: With a scenario characterized by an intense process of habit and orientation changes, illustrated by new ways for young people to relate with themselves, among each other and with the world around them, this research tried, on the one hand, to verify the hypothesis that the behavioral emergency is taking place, associated with new social practices as a result of the deeper relationships of young people at school age with the information and communication technologies and their technical devices and languages; the research also tried to ascertain how this phenomenon, of more importance to school curricula, is being assimilated by the School. The analysis of the data collected through interviews made with coordinators, Senior High School teachers and students in the city of S. Paulo used theoretical references related to the socialization process, to structural relationships of humans with technologies and specially with information and communication technologies, as well as information society and social networks, knowledge theory and knowledge sociology, social psychology and juvenile development psychology and, finally, ethics, school and curriculum. This research showed that among the young people interviewed, behaviors that constitute new social practices are emerging, which install new dimensions in their socialization processes. These new practices, which have a direct and indirect repercussion in the school educational environment, not only for this reason, need pedagogic mediation that might result in the orientation of young people s creative impulses, leading them to ethic and esthetic experiences capable of revealing the good and the beautiful behind human life in society
Palavras-chave: Socialização
Identidade
Redes sociais
Comunidades
Práticas sociais
Currículo
Socialization
Identity
Social networks
Communities
Social practices
Curriculum
Comunicacoes digitais -- Aspectos sociais
Jovens na comunicacao de massa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fonseca Júnior, Fernando Moraes. Currículo e práticas sociais emergentes em redes virtuais agenciadas por tecnologias digitais de informação e comunicação e seus dispositivos técnicos e linguagens. 2007. 257 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10014
Data de defesa: 21-Nov-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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