???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10001
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pais na creche: construindo relações no diálogo cotidiano
Autor: Santos, Liliana Santoro 
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Este trabalho procura investigar a relação entre a creche e a família no cotidiano do Centro de Educação Infantil Jardim Três Marias, na cidade de São Paulo, assim como a importância do diálogo no estabelecimento dessa relação. Entre vários pontos abordados, consideram-se importantes: o levantamento histórico do surgimento das creches no Brasil com ênfase na cidade de São Paulo; a história de luta e mobilização da creche pesquisada; a identificação dos modelos que permanecem até os dias atuais; a desigualdade na relação creche família; a importância da participação dos pais; as representações da identidade da creche. A pesquisa empírica investiga o que pais e educadores pensam sobre o trabalho cotidiano da creche, tendo como foco a rotina, a relação creche família, a participação dos pais e a percepção do que seja um trabalho de qualidade na educação infantil na concepção de pais e professores. A coleta e a análise dos dados, apoiados em uma revisão bibliográfica, apontam duas representações que ainda permanecem até nossos dias: a família como referência de um modelo idealizado; a creche como um modelo padronizado de trabalho tendo como base a rotina disciplinando tempos, espaços e pessoas. Apesar dos conflitos entre os adultos, da desigualdade na relação entre educadores e pais, e de outras dificuldades, abrir-se para um diálogo cotidiano pode ser um caminho para a creche buscar o melhor para o sujeito de suas ações e intenções: a criança
Abstract: This Work investigates the relations between the day-care center and the family on daily routine of an Infant Educational Center Jardim Três Marias , in the city of São Paulo, and the importance of a dialogue to stablish this relation. Between some boarded points, they are considered important: the historical survey of the sprouting of the daycare centers in Brazil with emphasis in the city of São Paulo; the history of fight and mobilization of the searched day-care center; the identification of the models that remain until the current days; the inequality in the relation day-care center-family; the importance of the participation of the parents; the representations of the identity of the day-care center. The empirical research investigates what parents and educators think on the daily work of the day-care center, having as focus the routine, the relation daycare center-family, the participation of the parents and the perception of what is a work of quality in the infantile education in the conception of parents and teachers. The collection and the analysis of the data, supported in a bibliographical revision, point two representations that still remain until our days: the family as reference of an idealized model; the day-care center as a standardized model of work having as base the routine disciplining times, spaces and people. Although the conflicts between the adults, of the inequality in the relation between educators and parents, and of other difficulties, to confide for a daily dialogue can be a way for the day-care center to search for the citizen of its action and intentions optimum: the child
Palavras-chave: Creche e família
Daycare center-family
Centro de Educacao Infantil Jarim Tres Marias (Sao Paulo, SP)
Creches -- Sao Paulo (cidade)
Educacao de criancas -- Sao Paulo (cidade)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Santos, Liliana Santoro. Pais na creche: construindo relações no diálogo cotidiano. 2007. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10001
Data de defesa: 13-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana Santoro Santos.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.