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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23664
Tipo: | Tese |
Título: | O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação |
Título(s) alternativo(s): | Identity movement of innovative school managers in the city of São Paulo: investigation and precepts for their training |
Autor(es): | Santos, Alcielle dos |
Primeiro Orientador: | Placco, Vera Nigro de Souza |
Resumo: | Mudanças significativas, ou mesmo transformações, no campo da Educação requerem diferentes dimensões de análise. Considera-se, nesta tese, a necessidade de se implementar novos desenhos de escolas, mais ajustadas às necessidades do século XXI. Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo investigar e compreender o movimento identitário de gestores pedagógicos, considerando os demais atores da rede sociotécnica da escola e sua expansão dentro de territórios específicos. Esses gestores exerceram função de direção em três escolas inovadoras da cidade de São Paulo e foram estudados em termos da sua constituição (formação e profissionalidade) e dos processos de gestão de suas escolas. A polissemia do termo inovação é trazida desde a introdução, de forma a contextualizar a escolha pelo termo “inovação educativa”. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, como estudo que reuniu etapas de observação, observação participante e pesquisa-ação. O cenário de cada uma das escolas de atuação dos gestores foi detalhado a partir de pesquisa documental e observações de campo. Para estudo do movimento identitário dos gestores, além destas escolhas metodológicas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O movimento identitário dos gestores foi abordado a partir de Dubar (2005; 2009), considerando-se também, Placco (2008; 2010). Como referenciais teóricos de análise, adotou-se ainda a Sociologia da Tradução, de Callon (1980) e Latour (2000) e o Pensamento Complexo de Morin (2013). As trajetórias de gestão de escolas foram consideradas segundo: gestão, currículo, metodologia, ambiente e intersetorialidade, critérios estabelecidos pela Iniciativa para Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação, em 2015, abordada em diálogo com autores como Carbonell (2002), Singer (2017; 2018; 2019), Ghanem Júnior (2013) e Tavares (2019; 2020), que discutem a inovação educativa na escola. A análise dos dados, à luz dos referenciais teóricos, apresenta resposta à questão central: qual a relação entre inovação e movimento identitário dos gestores desses processos e o que a caracteriza? Como resultado, constatou-se que a atuação dos gestores pedagógicos como tradutores da inovação foi fundamental para a constituição de redes sociotécnicas que tiveram suas escolas como referências. Observou-se grande potencial de expansão territorial, a partir da intersetorialidade com outros equipamentos sociais das áreas de educação, cultura, saúde e assistência social dos bairros onde se localizam, para que possam estimular outros processos de inovação educativa. Assim, considera-se fundamental a investigação de práticas consolidadas como de sucesso, do ponto de vista da gestão, como experiências que geram ensinamentos para outras redes. Por fim, propõe-se que essas realizações tenham o apoio de políticas públicas que, além de reconhecê-las como experiências inovadoras, aproveitem o potencial formativo e de liderança de seus gestores, como atores que traduziram diferentes lógicas para enunciados comuns, o que tornou possível a inovação em suas escolas |
Abstract: | Meaningful changes or even transformations in Education demand different analysis dimensions. In this thesis it is considered the need of implementing new school models, that fit the 21st century needs. So, this research had as objective investigate and understand the pedagogical managers’ identity, considering everyone from the school and its expansion within specific territories. These managers were principals in three innovative schools in the city of São Paulo, and they were studied according to their training and professionalism, and management processes. The polysemy of the term innovation is brought up since the introduction, to contextualize the choice for the term “educational innovation”, and the basis was the Ministry of Education's Initiative for Innovation and Creativity in 2015 (management, curriculum, environment, methodology, and intersectoriality). The research used the qualitative approach as a study that had the observation, the participant observation, and the action research. The scenery of each one of the schools where the said managers acted was detailed from documentary research and field observations. Besides these methodologic choices, for the study of the pedagogical managers’ identity, semi-structured interviews were carried out. The pedagogical managers’ identity was approached from Dubar (2005; 2009), and Placco (2008; 2010) was also considered. As theoretical frameworks of analysis, the Sociology of Translation by Callon (1980) and Latour (2000) and the Complex Thought by Morin (2013) were used. The school management paths were considered according to management, curriculum, environment, methodology, and intersectoriality, criteria from the Ministry of Education's Initiative, addressed in dialogue with authors as Carbonell (2002), Singer (2017; 2018; 2019), Ghanem Júnior (2013), and Tavares (2019; 2020), that consider the educational innovation at school. The analysis of the data, based on the theoretical references, presents an answer to the central question: what is the relationship between innovation and the pedagogical managers’ identity of these processes and what characterizes it? As a result, we could verify that the actions of the pedagogical managers as innovation translators were essential to everyone from the school, who had their schools as references. We observed there was a great potential for territorial expansion, starting from the intersectoriality with other social facilities in the areas of education, culture, health, and social assistance in the neighborhoods where those schools are located, so that they can stimulate other educational innovation processes. So, we consider essential the investigation of successful practices, from the management’s point of view, as experiences that bring teachings to other networks. Finally, we propose these actions should be supported by Public Policies that recognize them as innovative experiences and exploit their managers’ training and leadership potential, the ones who translated different logics into common statements, which made innovation in their schools possible |
Palavras-chave: | Escolas - Organização e administração Planejamento educacional Educação - Efeito das inovações tecnológicas School management and organization Educational planning Education - Effect of technological innovations on |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Santos, Alcielle dos. O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação. 2021. 230 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23664 |
Data do documento: | 28-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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